Caros Colegas,
Tendo a ousadia de tentar complementar o excelente trabalho do Colega Juarez Barbosa, ora divulgado, proponho a formação de um conselho destinado ao estudo de tudo que represente ameaça à integridade do Plano de Benefícios N° Um, da PREVI, e aos seus participantes, seja por atos ou omissão. Nesse contexto estarão incluídas pessoas e coisas, notadamente Entidades cujo trabalho operacional seja desenvolvido ao largo dos princípios básicos da sua Criação, calcada no Estatuto que as rege como, por exemplo, respeitar o princípio de Entidade com fins não econômicos.
Serviria, sobremaneira, para a apreciação de denúncias e propostas de soluções aos problemas comuns e formaria, também, como um bem estruturado conjunto de pessoas bem informadas dispostas à transferência de conhecimentos, para dar apoio e orientação aos aposentados e pensionistas dependentes da PREVI. Tudo em obediência aos preceitos de ajuda desprovida do interesse de retorno material.
Eis os princípios básicos da formação e atuação do CCV (Conselho Consultivo Vigilante, do PB1):
1 -
Composição Composto de representantes indicados pelos Grupos de Relacionamentos existentes, Movimentos, Associações Independentes de Aposentados e Pensionistas e BLOGS específicos, todos comprovadamente idôneos para o fim a que se prestam. A aceitação dos nomes passaria pelo crivo de uma comissão, disposta a examinar a indicação com argumentação convincente para aceitação ou rejeição. Essa comissão atuaria com independência, sem divulgar o porquê das recusas, mas tornando público as indicações aproveitadas.
2 -
Modo de atuaçãoa) Os Grupos, Movimentos e Blogs colocariam os sites de relacionamentos à disposição do Conselho para recebimento e emissão de mensagens; as recebidas seriam moderadas por uma central de distribuição, com repasse ao Conselho para estudo das providências a adotar (divulgação ao público, advertências e recomendações direcionadas aos infratores, pedidos de explicações e providências saneadoras, etc.).
b) Centralização do recebimento e expedição de mensagens, obedecendo a horários previamente acordados;
c) Endereço virtual único (e-mail) para recepção de mensagens;
d) Reuniões virtuais e contatos por mensagens de e-mail e/ou telefone;
e) Trabalho desenvolvido voluntariamente, sem envolvimento com recompensa financeira;
3.
PropósitosDefender os interesses e direitos dos participantes do PB1, notadamente os aposentados e Pensionistas, para tornar possível:
a) Orientação jurídica, com o patrocínio de ações judiciais gratuitas;
b) Divulgação de Projetos de Lei, abaixo assinados, manifestos. Viabilizar manifestações, etc.
c) Recuperar a parte do patrimônio doada ao BB e responsabilizar os doadores;
d) Exigir do BB postura de tratamento respeitoso e condigno aos aposentados e pensionistas. Idem, idem, da PREVI;
e) Buscar o aumento dos benefícios dos aposentados e pensionistas em índice capaz de recuperar as perdas havidas;
f) Tornar possível a reforma do Estatuto da PREVI para, entre outras coisas, extinguir a figura do Voto de Minerva;
g) Exigir transparência por parte da PREVI no trato com os participantes cumprindo as determinações do seu Estatuto e do regulamento da PREVIC;
h) Criar um cadastro de e-mails unificado;
i) Formar uma relação de especialistas para atender consultas de aposentados e pensionistas;
j) Auxiliar na atualização constante do CANAEL;
k) Denunciar o mau comportamento de Associações e outras Entidades do nosso meio, relativamente aos assuntos de que tratam;
l) Denunciar falsas lideranças;
m) Criar um banco de dados das ações judiciais do nosso interesse, contendo informações acerca dos fundamentos, trâmites, processos e patrocinadores;
n) Manter um canal de comunicação exclusivo destinado a orientar aposentados e pensionistas;
o) Defender a boa atuação da CASSI, PREVI, CAPEC e BB;
p) Organizar e promover chapas para concorrer às eleições do nosso universo;
q) Atuar como se fora uma associação, com o diferencial de que não obedeça às normas inerentes a essas, e sem uma diretoria eleita a quem dever obediência. Tudo será feito mediante consenso do Conselho, que será autônomo;
r) Interligar os Grupos, Movimentos, Sites e Blogs atuantes com os mesmos propósitos, conclamando-os para atuação conjunta.
Ocorre que contamos com uma infinidade de fontes a quem recorrer para lidar com os assuntos listados, e que nos suprem diariamente com uma gama de informações muitas vezes repetidas, por vezes desordenadas. O trabalho voluntário dos moderadores dos sites de relacionamento pode perfeitamente ser minimizado e melhor aproveitado, se direcionado à fonte centralizadora das questões, das respostas e das sugestões (Conselho Consultivo). Também, o cadastro de e-mails unificado redundaria em total aproveitamento da rede de comunicação.
Esta proposta será mais bem aproveitada se encampada por todos que alimentem idéias convergentes como, por exemplo, resgatar o patrimônio doado, cuidar de Chapas destinadas a sanear a PREVI/CASSI e as Entidades eternamente aceitas pelo BB para nos representar.
Fica registrada a sugestão, direcionada principalmente aos responsáveis pelos endereços abaixo, e tantos outros com igual potencial para o que se pretende, sob o entendimento de que, somados os esforços ora despendidos esparsamente, e direcionado o resultado ao ponto convergente (Conselho Consultivo), teremos formado uma força tarefa imbatível, contando, somente agora, com mais de trinta mil eventuais colaboradores.
http://www.amest.com.br http://tvcoruja.blog.uol.com.br/ http://previpb1emfoco.blogspot.com/http://www.tvcoruja.com.br/index.html http://www.arizanella.blogspot.com http://blogdobranquinho.blogspot.com http://www.canael.com.br/ http://www.afogadosdaingazeira.com/paginas/fernando/fernando.html http://demitidosdobb.blog.terra.com.brhttp://medeirosrs.blogspot.com/ http://www.previplano1.com.br http://www.previpb1emfoco.blogspot.com/ http://raypneto.blogspot.com/http://superavitsprevi.wordpress.com/ http://www.unap-bb.org/SEMEANDOOFUTURO-subscribe@yahoogrupos.com.br
ACORDA-BB-INFORMATIVO-subscribe@yahoogrupos.com.br
Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 08/11/2011.