sábado, 10 de agosto de 2013

Ouçamos a CASSI



Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Ao recebemos mercadoria de má qualidade pelo preço do produto genuíno por que pagamos, é comum agirmos sob o impulso da revolta para buscarmos reparação ao dano causado. E reclamamos do fornecedor, normalmente um intermediário sem poder de sanar o mal gerado pelo desserviço. Nesses casos, também é comum o fabricante desconhecer as reclamações dos usuários do seu produto, porque as investidas reclamatórias não seguem o caminho adequado.

Por isso, quando um prestador de serviços não nos atende a contento, temos que defrontá-lo pedindo esclarecimentos – e dar-lhe chances de se explicar. De nada adianta propalarmos na mídia que ele não é nenhuma Brastemp, pois isso não o transformará em uma. Ao contrário, somente fará com que outros se unam engrossando as críticas, e, assim sendo, o conjunto de qualidades (ou benefícios) envolvido é ofuscado por falhas pontuais apontadas, talvez até fáceis de saneamento. E o problema persistirá para todos aqueles que se servem desse prestador.

Pensando assim, chega de darmos espaço ao saudosismo para encarar a realidade dos dias em que vivemos. Chega de críticas esparsas dirigidas à CASSI fazendo uma trégua para ouvi-la com a devida conveniência.  Esse foi o CONVITE que recebemos e aceitamos de pronto. Portanto, a AAPPREVI se fará presente à reunião do dia 15 de agosto no Rio, disposta a ouvir.

Vamos substituir as reclamações contundentes pela passividade da escuta, atentos ao surgimento de oportunidades de manifestação construtiva - e fazer uso dessa prerrogativa buscando o bem comum. Quem sabe a CASSI tem boas notícias a divulgar? Quem sabe esse será o esperado momento de nos fazermos ouvir por quem de direito? Se assim for, além de bons ouvintes participativos seremos veículo para disseminação dos positivos propósitos declarados.

Vamos ouvir a CASSI diretamente sem alimentar falsa expectativa. Mas, também, sem intermediários oportunistas. Eis aonde será o nosso encontro:

Local: Auditório do Banco do Brasil/SEDAN, Centro RJ. Rua Lélio Gama, 105/21º andar.
Data: Dia 15/08/2013.

Horário: das 14h às 18h

 
Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente da AAPPREVI
www.aapprevi.com.br

6 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Marcos,
louvo a sua iniciativa. Se alguma de nossas associações ainda pode fazer alguma coisa de séria, vem a ser justamente a AAPPREVI. As demais estão contaminadas.
Pois bem, sugiro que, dada a oportunidade de questionamentos, sejam feitos alguns sobre:
- Os constantes descredenciamentos;
- As dificuldades de cirurgia, quando o médico e o hospital são credenciados, mas os anestesistas não;
- A constante eterna implantação e os muitos problemas apresentados na compra de remédios para fornecimento as associados, as constantes desculpas esfarrapadas apresentadas e o silêncio posterior;
- A falta de credibilidade de balanços no Brasil;
- A excessiva demora para a tomada de decisão - vide processo Solonel, em que ele está na justiça pleiteando pagar o que ele mesmo acusou dever, diante da falta de controle da CASSI, que agora cobra a mora e os juros que ela mesma criou, ;


Ademais, vale ressaltar a quem estiver no papel de palestrante do dia, que, não fossem as críticas feitas, não haveria movimento nenhum da direção da Caixa na direção das soluções, que aliás, ainda não se apresentam.


Não fosse a tempestividade do "convite" eu estaria presente a esta reunião, mas com certeza você me representará soberbamente.


Um abraço e sucesso.


SolonelJr

Obs. do Blog: Solonel Campos Drumond Junior é membro do Conselho Fiscal da AAPPREVI

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

FELIZ dia dos Pais.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



Marcos, para quem está em uma capital, ou cidade grande, é muito fácil falar. Vá para o interior e terás outro discurso. Gostaria de saber de onde saem as pesquisas de satisfação dos usuários. Dizer que está na média de satisfação dos demais planos é nivelar por baixo, pois sabemos todos da deficiência e carência do atendimento médico em nosso País.


Flavio

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Por oportuno, creio, compartilho um problema que temos aqui na Bahia. Nos pedidos de exames, mesmo os mais corriqueiros, a CASSI exige que seja colocado o CID.
Liguei para o 0800 da Cassi para me certificar dessa obrigatoriedade e fui informada que a ANS, desde 2011 aboliu essa exigencia. Retornei à Cassi Regional-Salvador e insistiram na exigencia tentando explicar por A+B o porquê da necessidade, resumindo, o médico poderia estar pedindo exame em desacordo com o CID, ou seja, exame desnecessario.
Argumentei se eles tinham estatisticas provando quantos pedidos desnecessarios teriam por mes/ano e se a despesa de ter um médico (sim, porque afirmou que é um médico quem faz a conferencia) se justifica na relação cursto x beneficio. Não soube responder.
Enfim, nossas entidades, ao que parece, carecem de procedimentos uniformes de modo a não prejudicarem asssociados de uma região do país.
A CASSI-SP, para onde tornei a ligcar, ficou de entrar em contato com a CASSI-Salvador e com laboratorios para acabar de vez com esse problema. Tomara que o façam, e logo.
Nelza

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Nelza, Marcos e Amigos,


A CASSI, ainda possui sérios problemas de gestão tanto na cúpula quanto nas regiões. Pessoal desatualizado, gerentes descompromissados e mal informados comprometem a imagem da CASSI Brasil a fora. As diferenças regionais são imensas, sendo certo que agravam-se mais ainda nas pequenas localidades. Sei disso porque já trabalhei em cidades de todo porte, nas doze localidades em que prestei serviços ao BB enquanto na ativa. Também, tenho saudades do tempo em que os servidores da CASSI eram oriundos do próprio Banco, concursados, compromissados e competentes. Naquele tempo havia uma verdadeira cumplicidade entre os servidores e os usuários, mas em nome de uma gestão profissional tudo isso foi mudado, hoje somos tratados como meros consumidores e as mudanças efetuadas não deram o resultado esperado
Discordo dos que alimentam a tese de que não devemos criticar. Não temos que tapar o sol com a peneira, pois a crítica responsável, o chamado feedback é necessário, porque é uma forma de otimizar resultados e também de exercitarmos o nosso direito democrático de plena cidadania.
Entendo super importante o comparecimento em reuniões, porque é ali o foro competente para debatermos a mazelas que persistem e oportunidade para sugerirmos mudanças.


Abraços


Raimundo Pessoa Neto
Londrina PR

Blog do Ed disse...

O jornalista Marcelo Coelho relatou hoje no Folha de São Paulo que ontem no STF o Ministro Luiz Roberto Barroso declarou o seguinte: "Apontou as falhas do sistema político em geral --inautenticidade dos partidos, financiamentos escusos, maiorias parlamentares compostas no varejo das emendas orçamentárias. Fez um apelo à autocrítica de todos os cidadãos --por exemplo, aqueles que levam o cachorro para fazer suas necessidades na areia da praia."
Edgardo Amorim Rego