CASSI –
Defesa do Nome e dos propósitos
Testemunho voluntário
Marcos Cordeiro de Andrade
Conquanto a ANS seja o Órgão
Regulador apropriado para receber queixas e pedidos de reparos envolvendo
Planos de Saúde, parece que a CASSI foge à regra tal a persistência com que as
Redes Sociais acolhem e divulgam contundentes reclamações contra ela.
Fundamentadas ou não, essas inserções proliferam como se tratassem de um
TERCEIRO PLANO CASSI, que desconheço, além do CASSI ASSOCIADOS e o CASSI
FAMÍLIA.
Contrariando reclamantes contumazes,
mas incomodado com essa prática danosa, aqui busco fazer justiça defendendo o
Plano que me acolheu há exatos 55 anos – quando optei por integrar o quadro de
funcionários do Banco do Brasil através de concurso público. Creio que somente toda
essa vida cuidada pela CASSI, sem NUNCA ter recorrido a terceiros para tratar da
minha saúde e, em menos tempo, da dos meus dependentes, seria suficiente para
oferecer testemunho de que o Plano é bom, e funciona satisfatoriamente, e até mesmo
excepcionalmente - se comparado com o que mais existe no mercado.
É sabido que todo prestador de
serviços atrelado a contratos obedece a normativos próprios, regulados por um
Órgão Oficial designado por Lei. Ocorre que esses normativos têm por finalidade
delimitar direitos e deveres das partes envolvidas, de modo que elas sejam
contentadas e contidos os excessos de interpretação. Também, sempre que possível servem para que as necessidades sejam adaptadas à mutante realidade que o
decorrer do tempo impõe, na alteração dos conceitos envolvendo o atendimento à
saúde.
Com a CASSI não é diferente.
Tanto é que possui Estatuto e demais normativos próprios delineando tudo que ao
participante é devido, sem necessidade de ele recorrer a outras instâncias para
exercer seus direitos. Normalmente, o “mundo CASSI” está contido na sua
carteirinha de sócio – à disposição durante as 24 horas de todos os dias,
inclusive os não úteis, como se fora o guardião da saúde de quem a possui. Nada
obstante, eventuais impasses devem ser encarados com bom senso, e relatados substancialmente
a quem de direito com pedido de atendimento. Primeiramente, à Direção do Plano através
dos canais de comunicação próprios e, se necessário, então, à ANS. Antes de
tudo faz-se necessário conhecer os normativos em que os casos são enquadrados,
notadamente a TGA (Tabela Geral de Auxílios). Na maioria das vezes um simples
contato por telefone com a central de atendimento pode clarear o assunto. Portanto,
em nada contribui fazer denúncias nas Redes Sociais que, obviamente, não têm
poder de resolução – apenas se valem dessas ocorrências para satisfazer egos,
às vezes inconscientemente, causando danos morais aos denunciados.
Portanto, se A CASSI É NOSSA, não
deleguemos poderes a quem não esteja habilitado a cuidar dos nossos assuntos.
Também, eventuais insatisfações
com a gerência do Plano devem ser resolvidas através de um, entre dois recursos:
DIÁLOGO e/ou URNAS.
Em tempo: Nunca fui nem sou candidato ao que quer que seja
no âmbito das nossas Caixas (CASSI e PREVI).
Marcos Cordeiro de Andrade
Associado CASSI desde 15/05/1962
Matrícula nº 6.808.340-8
Associado CASSI desde 15/05/1962
Matrícula nº 6.808.340-8
Curitiba (PR), 25/02/2017.
5 comentários:
Prezado colega Marcos Cordeiro,
Parabéns pela excelente matéria, da qual concordo em gênero, número e grau. Os nossos colegas que reclamam da CASSI, junto com as entidades ANABB, AAFBB RJ E FAABB que nos representaram na MESA DE NEGOCIAÇÃO com o BB, deveriam cobrar do BB a parcela de ressarcimento de R$23 milhões das despesas referente ao mês de janeiro/17 destinadas ao PAF, coberturas especiais e CliniCASSI . Participo do Conselho de Usuários da Bahia, representando nossa AFABB BA, e na reunião de 21/02/17 fiz constar em ata esse não cumprimento do BB que pode ser por falta da apresentação das despesas pela CASSI. A juros de 1,5% a.m o BB emprestando a terceiros com essa verba aufere R$299 mil até a presente data.
Abraços,
Ronaldo
Meu caro Marcos Cordeiro de Andrade,
Tal qual como você, nunca fui nem sou candidato ao que quer que seja no âmbito das nossas Caixas (CASSI e PREVI). Com esta total liberdade e sem quaisquer amarras, me permito parabenizá-lo pelo seu excelente pronunciamento. intitulado "CASSI - Defesa do Nome e dos propósitos", oportunidade em que também me coloco como "Testemunho voluntário" de tudo quanto ali foi escrito, com sabedoria, bons propósitos e conhecimento de causa.
Cordialmente, José BEZERRA Rodrigues -
Matrícula 5.320.820-X, associado CASSI desde 02/03/1957 e atual integrante do Grupo Meia Dúzia de Três ou Quatro.
Amigos,
Quem haverá que possa discordar das palavras do colega Marcos?
Não seria o caso de aqueles que veiculam notas desabonadoras do Plano seguissem doravante os caminhos lembrados por Marcos quando tivessem demandas não atendidas, ou atendidas de modo incompleto?
Tive já experiência forte de quebra da saúde e a Cassi esteve comigo, sim, como se fora um familiar muito amado, 24 horas por dia durante muitos dias. E só se afastou quando ajudou a me pôr de pé novamente, de volta à lida da vida normal.
Defendamos a Cassi; ela cuida de nós e faz parte de nossa vida; ela é indispensável.
Que o digam Marcos e milhares de colegas que por anos precisaram dela na hora mais difícil.
Parabéns Marcos; defesa mais de que coerente.
Abraços,
Epaminondas.
Amigo, Marcos, estou solidária à você, na defesa da nossa CASSI, porque sempre tivemos apoio e presteza nos momentos de angústia e necessidade de serviços médicos, principalmente durante a longa e triste doença do meu marido Raul Avellar. Minhas filhas, neta e genros, usuários do CASSI Família, tb sempre foram atendias em suas solicitações médicas , e eu também, nada temos a reclamar, e sim agradecer pelo atendimento eficaz e rápido da nossa CASSI. Parabéns, por sua explanação de defesa do nosso plano assistencial.
Abraços.
Célia Avellar e Almeida.
Mauro Passavais
6 de março às 08:47
Central, a CASSI 24 horas com você (Publicado em: 14/02/2017)
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http://www.cassi.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4929:central,-a-cassi-24-horas-com-você&catid=61:noticias&Itemid=705
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Para permitir a autorização de mais de 2 milhões de procedimentos por ano e garantir contato com o Plano a qualquer hora do dia ou da noite, a Caixa de Assistência mantém um time que está completando 20 anos de atividade: a Central CASSI.
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Com uma estrutura montada na capital paulista, na qual trabalham 373 profissionais, a Central CASSI é o principal canal de relacionamento com seus prestadores e participantes.
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O 0800 7290080 atende participantes, hospitais, laboratórios e profissionais de saúde credenciados de todo o país.
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Para que o serviço esteja disponível ao atendimento de emergências, a CASSI orienta que todos os serviços que podem ser feitos pelo site, como consulta do número do cartão, acesso a extratos, consulta à rede credenciada e atualização cadastral sejam feitos no www.cassi.com.br.
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