CASSI – medicamentos
Curitiba (PR), 19 de
novembro de 2017.
Caros colegas,
Ninguém, em sã consciência, vem a
público condenar um procedimento que se destina aos cuidados com a saúde de
muitos, se ele funciona a contento. Nem se elogia aquilo que destoa da
realidade. Quando isso ocorre, numa ou noutra ponta da questão, as partes se
sentem atingidas nos dois sentidos. Vai daí que surgem prontamente os defensores
dos seus pontos de vista – querendo ajudar. E isso é bom, salutarmente
apropriado, pois serve para esmiuçar a questão trazendo luz ao quadro existente
que, como tudo que é passível de aprimoramento, deve assim ser tratado.
É o caso do programa farmacêutico
da CASSI praticado ao amparo do Estatuto. Trata-se do fornecimento e/ou
ressarcimento de remédios.
A propósito, pincei dois
comentários na Internet contemplando os dois lados da discussão;
O primeiro é uma crítica mordaz
ao programa, feita por um membro do CONFI da AAPPREVI. Solonel Campos Drumond
Junior.
O segundo defende o procedimento por
parte de um sócio fundador da AAPPREVI, o mestre Carlos Valentim Filho.
Vejamos essas participações:
SOLONEL JR
(crítica)
Dirijo esta mensagem tanto aos colegas quanto aos
dirigentes. Contesto, de cara, esta política de contratar empresa para entregar
remédios em domicílio, ao invés de manter o reembolso do que foi gasto, com
notas fiscais com a aquisição direta em farmácias
locais.
Por mais que eu tente, não consigo
entender como dirigentes da CASSI podem acreditar ser mais barato uma empresa
que compra, remete e cobra para o Brasil inteiro, do que eu procurar em minha
cidade, negociar e comprar mais barato, para depois pedir reembolso. Querem
convencer a quem? Quem está lucrando com isso? A CASSI? Duvido e quero provas disso.
Além da ineficiência demonstrada pelas
empresas anteriormente contratadas, os remédios não eram entregues, chegavam
atrasados, não eram como especificados, etc...
Prá que inventar? Vamos voltar ao
reembolso. Por que não? Tem falcatrua? Pune e exclui quem as pratica. Está no
regulamento. O que falta? Não seria mais barato do que o que estão fazendo?
Posso estar enganado, mas é como penso.
SolonelJr
CARLOS
VALENTIM (defesa):
Prezado Solonel,
Li, com atenção, seu comentário e senti-me na
obrigação de informar que estou sendo otimamente atendido pela PANVEL,
responsável pelo fornecimento de medicamentos de uso contínuo registrados na
Clinicassi local, renovável a cada doze meses. Implantei na Internet
no site PANVELEXCLUSIVO.com.br., Informo o meu E-mail e a senha registrados e
abre-se a página com a relação dos medicamentos de que
necessito. Indico a quantidade de caixas que preciso (geralmente
para uso de um mês) e, no mais tardar, em 60 minutos, o Moto-boy faz a
entrega em minha residência. Logo após o registro do pedido, a
PANVEL me telefona para confirmá-lo. Também posso fazer o pedido pelo
0800. A rapidez é a mesma. Quero entender que no seu caso a
fornecedora esteja carecendo de eficiência. Antes da PANVEL, o
ressarcimento pela CASSI da participação do auxílio referente
a compras diretas por mim procedidas demoravam demais.
Aceite o meu cordial abraço.
Carlos Valentim Filho
Matr. 1.899.740-6
Portanto, seguindo a linha de
raciocínio inicial desta postagem, devemos dar razão a ambos, posto que se
manifestam exemplificando casos vividos pessoalmente. Solonel enfoca seus percalços
tecendo acusações que merecem ser avaliadas, ao lado da ineficiência dos
contratados na execução dos serviços prestados.
Enquanto isso, Carlos Valentim
enaltece o sistema, discorrendo sobre uma série de benefícios usufruídos.
De minha parte, remeto o assunto
à Direção da CASSI para averiguação, avaliação e aprimoramento no que couber,
posto que há prejudicados e beneficiados como demonstrado.
Não me cabe tirar a razão do
Solonel Jr, pois sua experiência de vida e colocações consensuais o credenciam
à interferência.
Quanto ao Valentim, me permito o
apoio incondicional, embora possa ser qualificado como suspeito porque, como
tantos, sou usuário do programa através da Clinicassi de Curitiba e declaro
plena satisfação com o atendimento.
Assim, posso me estender um pouco
mais, alongando a lista de comodidades que me atingem:
1. O
atendimento da empresa credenciada nada deixa a desejar em termos de
eficiência;
2. A
entrega em domicílio evita a peregrinação às farmácias, uma vez que nem sempre
são encontrados todos os remédios em uma só;
3. Requeiro
e recebo 9 (nove) medicamentos de uso continuado para três meses;
4. Não
preciso me preocupar com remédios de tarja preta, o controle é feito entre a
CASSI e a fornecedora;
5. Não
me envolvo com valores, as despesas de participação são debitadas quando do
fornecimento;
6. O
pedido de ressarcimento requer controle de prescrição das NF e receituários;
7. O
formulário do pedido deve ser entregue em Agência do Banco ou, se for o caso,
postado no Correio;
8. O
lançamento de crédito precisa ser monitorado pelo site da CASSI, em visitas
sucessivas, até que se conheça as glosas, exigências e, por fim, valor e data
do lançamento.
9. Quanto
à diferenciação de preços cobrados, resta lembrar que o percentual de
participação é único.
Por tudo isto, fico com a entrega em
domicílio, cabendo à CASSI fazer contratos justos com preços tabelados pela ANS
(e divulgados aos participantes). E, principalmente, primar pela isonomia de
tratamento destinando o benefício previsto de modo a não cometer injustiças.
Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de
Andrade
Matrícula 6.808.340-8
www.aapprevi.com.br
www.previplano1.com.br
Matrícula 6.808.340-8
www.aapprevi.com.br
www.previplano1.com.br
5 comentários:
Prezado Presidente Marcos,
Agradeço-lhe pelas providências tomadas dando prosseguimento ao assunto levantado pelo colega Solonel e por mim relativamente ao sistema adotado pela CASSI para assistência financeira referente a medicamentos de uso contínuo. Notei que, no seu caso, o atendimento pela Entidade fornecedora é semelhante ao meu. Por isso, entendo que cabe à CASSI a tomada de providências urgentes para regularizar os problemas enfrentados pelo Solonel e, possivelmente, por muitos outros colegas na imensidão de nosso Brasil.
Aceite o meu abraço
Valentim
Meus amigos, Marcos, Valentim e todos os interessados,
devo esclarecer que não estou criticando o sistema adorado pela CASSI por não me atender satisfatoriamente, até por não contarmos com este serviço no Maranhão. Portanto, não se trata de uma reclamação pessoal, vai longe disso. Senão, vejamos. Alardearam, reunira, concluíram e resolveram que a CASSI estaria em situação, digamos, pré-falimentar, em seus estertores da morte, por inanição financeira, obrigando-nos a apertar mais o já arrochado cinto, com contribuição extra que certamente será, pelo andar da carruagem, tornada eterna.
Vejo relatórios periódicos que falam de providencias sendo tomadas, mas não sinto resultados práticos, palpáveis, pelo contrário, de palpável mesmo vejo as restrições aumentando a cada consulta, médicos se descredenciando seguidamente, reclamações (com e sem fundamento) sendo alardeadas.
O programa de entrega de remédios como descrito pelo Valentim, é maravilhoso, um verdadeiro sonho, em céus de brigadeiro. Liga, meia hora depois o motoboy está na porta entregando os remédios. Muito bonito, muito bom, mas quanto custa isso? Como será que é a entrega destes remédios em Afuá/PA, Epitaciolândia/AC, em Iranduba/AM, ou Bacuri, no meu estado?
Além desta diferença, existem os programas dos próprios laboratórios fabricantes, em que o paciente se inscreve no site, diretamente, e passa a contar com um desconto de 60, 70% em alguns casos. Será que a empresa também tem este tipo de desconto?
Então em penso que, nas localidades em que o serviço funciona a contento, satisfatoriamente, e analisado e considerado o fator custo, mantém-se a prática. Nos demais casos, nos demais estados, em que a distancia aumentará os custos, que isso seja opcional.
Ora, sabemos que não existe almoço grátis, só mesmo em casa de mamãe. O serviço tem um custo que ninguém sabe, ninguém conhece, ninguém divulga, e a CASSI, pelos menos neste momento, precisa da contenção ferrenha, para sua própria sobrevivência.
Finalmente, este é o meu pensamento, e é laro que posso estar errado. Ainda não me convenceram.
Um abraço,
SolonelJr
MEDICAMENOS - Não tenho queixas do fornecimento direto feito pela PANVEL. Pode ser que existam diferenciais de preços, mas a compra direta envolve pesquisas em algumas farmácias para verificação e principalmente a burocracia do pedido de reembolso, sem contar que ainda, neste caso, tenhamos disponibilidade financeira para as aquisições.
Edison DeBem Silva
21 de novembro às 15:49
Sou atendido muito bem pela PANVEL Pelotas. Satisfeito com os procedimentos.
Prezado Marcos Cordeiro,
A despeito do tempo já transcorrido desde a divulgação de sua mensagem abaixo, quero parabenizá-lo pelo oportuno texto. Comungo com todos os conceitos que você ali emitiu. Compartilho dos medos que você magistralmente definiu e relacionou, dentre os quais pinço o que encabeçou a lista, com grifos meus:
"... Por isso tenho medo também. Não de ser honesto. Mas por ser honesto, pois, ao lado de muitos colegas iguais, me tornei exceção à regra, sujeito a esgares lançados por parte dos que não aceitam conviver com a honestidade e a decência."
Compartilho também da enorme decepção ante aquilo em que o Banco do Brasil se transformou. E o fato de que "presenciei" a mutação só aumenta o sofrimento psicológico decorrente.
Cordialmente
Ebenézer
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