SONHO DE UM
FREQUENTADOR DE UTI
Marcos
Cordeiro de Andrade
Curitiba
(PR), 12 de dezembro de 2021.
PROPOSTAS IRRECUSÁVEIS
1. 1. Melhores condições
de vida na velhice.
2. 2. Novo
Empréstimo Simples.
Caros colegas,
Do alto de 82 anos bem vividos, na condição
de idoso assumido com o histórico vivenciado, me credencio a sugerir medidas
efetivas de auxílio e amparo aos meus iguais. A intenção é tratar de coisas sem
precedentes no âmbito do atendimento à saúde (CASSI) e apoio financeiro (PREVI)
para nos proporcionar o mais próximo possível do que se entende como uma velhice
saudável. Com o que ora proponho, o dia a dia do idoso do nosso meio tornar-se-á
menos sofrido e as idas e vindas aos ambientes hospitalares podem ser reduzidas
substancialmente, otimizando os gastos da CASSI - desde que se consiga o aporte
de recursos aos assistidos, com suporte financeiro da PREVI.
O trabalho exposto a seguir foi idealizado e
desenvolvido durante as recentes ocupações de leitos de UTI, mentalizados entre
períodos de lucidez com interpretações nem sempre coerentes, mas voltadas para
o assunto como se fora o “samba de uma nota só”. A recomendação que faço é que
o conjunto de propostas a seguir delineadas seja cuidado por todos aqueles
envolvidos com o assunto, trazendo análise crítica e sugestiva, assim como por
quem, embora ainda afastado do foco da discussão, tenha conhecimento de que um
dia integrará o contingente da velhice - enfrentando as dificuldades conhecidas
e que se preocupe com a incerteza do adentrar esse mundo.
Ninguém é obrigado a concordar com o que aqui
se contém. Mas todos têm obrigação de sopesar suas possibilidades futuras como
ser vivente - e contribuir para o sucesso das propostas.
Em que pese o envelhecimento ser uma
realidade inconteste, inerente aos seres vivos, a marcha implacável do tempo
premia os humanos com mazelas próprias da condição. Isso porque, a influência
que o tempo exerce no nosso desenvolvimento é marcada por ciclos com características
diferenciadas. Nos dois extremos da vida, a fragilidade do indivíduo exige
cuidados especiais para mantê-lo vivo. Enquanto criança, os pais suprem suas
necessidades até que entre em idade que lhe permita autossustentar-se. No
estágio da velhice, apesar de as necessidades se acentuarem, somente conta com
recursos próprios para manutenção condigna até o último dos seus dias.
Ocorre que nem sempre a sorte o aquinhoou com
os meios necessários que permitam adentrar a “velhice tranquila” sem ajuda
externa. De outro modo, há meios dos quais se deve lançar mão para ajudar o
Criador a nos proporcionar qualidade de vida minimamente saudável na jornada em
direção ao fim.
Um bom exemplo de ajuda externa é creditado
às duas Caixas que nos atendem. CASSI e PREVI, irmanadas num só propósito como
declarado nas suas finalidades precípuas:
CASSI: “uma Instituição focada na promoção da saúde e prevenção de doenças,
para garantir a melhor qualidade de vida a seus participantes”.
PREVI: “A
Instituição trabalha de forma a contribuir para a qualidade de vida dos
associados e de seus dependentes”,
AS PROPOSTAS direcionadas à CASSI e à PREVI,
sendo que ambas se complementam:
1. CASSI
Positivamente, o recente avanço da CASSI em
termos de comodidades para seu público foi um passo gigantesco em direção ao
atendimento exemplar, agora a cargo de equipes multidisciplinares com emprego
da Telemedicina.
A propósito, é sabido que os gastos da CASSI
com a manutenção de enfermos nos ambientes hospitalares são, em muito, superiores
àqueles dispendidos com procedimentos preventivos de atendimento, notadamente
envolvendo participantes idosos acometidos de variadas enfermidades próprias do
processo de envelhecimento.
Felizmente esse quadro está sendo revertido
com o advento da Telemedicina, cujos procedimentos estão sendo implantados nas
CliniCASSI(s) caminhando a passos largos em direção à totalidade delas.
Mesmo assim, muito ainda há por fazer como
suporte à potencialidade do Sistema, permitindo ao virtual paciente agir em
paralelo. Mas é preciso que certos requisitos lhe sejam disponibilizados para
monitoramento à distância, desde a CliniCASSI mais próxima. Isso envolve o
cadastramento prévio dos sinais vitais do assistido, para que, por ocasião do
acometimento de enfermidades, dê luz a elementos de reforço à consulta.
Para tanto, seria necessário prover meios de
aquisição de equipamentos básicos de monitoramento, destinados ao fortalecimento
dos resultados esperados do suporte dado pela Telemedicina (via celular). Com
isso, a base de dados serviria como fonte de comparação de sintomas, posto que
os parâmetros cadastrados no Banco de Dados do Sistema conteriam os valores
apresentados em condições saudáveis, mantidos para comparação com os registrados
em momentos suspeitos do acometimento de enfermidades.
Minimamente necessários, poder-se ia relacionar
a posse de instrumentos básicos, tais como: Oxímetro; medidor de pressão;
medidor de glicose; termômetro digital, entre outros. A fonte de custeio dessas
aquisições poderia ter origem na PREVI, sem abalar seu patrimônio – como
explanado mais adiante.
2. PREVI
Aqui me vem à mente propor à PREVI
disponibilizar nova modalidade de ES, tendo como exemplo o ES-13º (sem
exigência dos requisitos que entravam o direito ao mútuo, como sejam: Margem Consignável,
Limite de crédito, prazos exíguos etc.). Diferentemente daquele (ES 13º), a inovação
teria destinação preestabelecida (aquisição de bens para melhorar a qualidade
de vida dos idosos).
Esta propositura encontra amparo no
Regulamento do ES:
REGULAMENTO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES
Art. 1 - O presente Regulamento tem por
finalidade disciplinar o funcionamento da Carteira de Empréstimo Simples,
administrada pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil,
doravante denominada PREVI.
Art. 2
- A Previ concederá empréstimo aos Participantes e Pensionistas dos Planos de
Benefícios denominados Plano 1 e Previ Futuro, nos termos e condições deste
Regulamento, observada a Política de Investimentos dos Planos de Benefícios ao
qual o participante e/ou pensionista estejam vinculados.
Parágrafo Único - A Previ poderá
disponibilizar, para cada Plano de Benefícios, diferentes linhas de crédito e
modalidades de empréstimos.
Nesse contexto, o tomador do empréstimo
destinaria o valor pleiteado para aquisição dos citados bens, podendo estender
essa relação ao aprimoramento do seu mundo, restrito às acomodações
domiciliares.
Assim é que, com ousadia e propósito
fundamental, é intenção abrir uma janela para o mundo confortável de
envelhecimento digno, pedindo aos Órgãos competentes viabilizar a execução do
projeto a seguir:
Proponho à
CASSI interagir com o Banco do Brasil e a PREVI visando oferecer condições ao
participante idoso para ingressar no mundo de uma vida digna, o que chamaria de:
Programa
especial de atendimento ao idoso (PEAI).
Consistindo
basicamente no provimento de recursos, essas três forças poderiam interagir em
paralelo para viabilizar o projeto, proporcionando assim a aquisição de bens
essenciais ao conforto que leve à sonhada “velhice amparada”. Em meio a um
sem-número de itens, proponho melhoramentos e inovações necessários para tornar
minimamente confortável o ambiente do lar, tudo adquirido com o produto do novo
ES:
- Banheiro
adaptado com barras de segurança, piso emborrachado, chuveiro e duchas
especiais, cadeira higiênica para banho, balança, esteira ergométrica e/ou
bicicleta, cadeira de rodas, se necessário. E mais, aparelho de pressão,
oxímetro, controlador de glicose (para diabéticos), termômetro digital. Estes
últimos itens seriam utilizados para que o idoso, ao notar alteração nos
parâmetros previamente registrados, acesse contato imediato com o profissional
da área envolvida (na CliniCASSI) mediante envio de imagem via celular contendo
supostas irregularidades nos sinais.
Ao fim e ao
cabo, essa linha de atendimento redundará em economia para os cofres da Caixa,
sem contar que nossos velhinhos terão o amparo de que carecem para a velhice
tranquila prometida pela CASSI e PREVI com subvenções adicionais do
Patrocinador.
Desse modo,
com ousadia e propósito fundamental é intenção abrir uma janela para o mundo
confortável de envelhecimento digno, pedindo aos Órgãos competentes viabilizar
a execução do projeto de que se trata, uma vez que as duas Caixas trabalham com
a mesma finalidade: prestar assistência aos seus participantes. Então, seria
conveniente que se unissem para consubstanciar um aporte financeiro para cumprir
as promessas apregoadas por ambas:
prover meios assistenciais com a visão voltada para o bem-estar coletivo
em direção à velhice saudável. Enquanto a CASSI cuida da saúde, a PREVI se
encarrega da parte financeira. Assim é que as duas se completam na missão de
permitir uma velhice tranquila àqueles que pagaram por isso (e continuam
pagando) merecendo essa recompensa.
Com a Fé em
Deus que nos assiste, tenhamos todos um FELIZ NATAL cheio de esperanças e
concretizações dos sonhos embalados.
Curitiba (PR), 12 de dezembro de 2021.
Marcos Cordeiro de Andrade
Aposentado do BB – 82 anos
Participante da CASSI/PREVI desde 15/05/1962
Presidente da AAPPREVI
11 comentários:
Meu amigo Marcos,
com a esperança de chegar no patamar que hoje ocupas, em termos de vivência e vitalidade, parabenizo-o pela idéia lançada. Realmente, se aprovada, será de grande valia para os aposentados, muito mais até do que o famigerado programa de auxílio farmaceutico com era utilizado, dando lucro às farmácias conveniadas pelas diretorias anteriores e prejuízo aos assistidos e à CASSI.
Uma visão moderna (minha avó já dizia), demonstra que é muito mais em conta prevenir do que remediar. E este seria exatamente o caso. Mas para isso precisaríamos ser bastante otimistas e acreditar que os dirigentes de ambas as nossas Caixas tenham esta mesma visão, o que evidentemente não é o meu caso.
Pelo lado da CASSI, a nova diretoria tem marchado neste sentido, ao implementar diversas mudanças que creio de grande serventia para nós. Do lado da PREVI, no entanto, não vejo nenhum passo no sentido de nos favorecer de algum modo, a não ser com aumento de dívidas.
Fazem questão de cumprir apenas a letra fria da lei, sem sequer estudar possibilidade de mudanças que podem e devem ser provocadas. Mas " farinha pouca, meu pirão primeiro", esta parece ser a máxima que norteia o caminho de vários dirigentes da PREVI.
No entanto, apesar do meu pessimismo, louvo sua idéia e espero ver a implementação de tais medidas, de grande proveito para todos nós.
No mais, aproveito para desejar-lhe um feliz Natal, com a esperança de que o próximo ano será, de alguma forma, suficientemente bom, para que possamos continuar nossa luta do dia a dia. Que meus votos se estendam à família, claro.
Até a próxima.
SolonelJr
Prezado Marcos,
Mais uma excelente iniciativa.
Parabéns pela competência e pelo olho vivo!
Abc do Giongo
Rubens Goulart Padilha
Caro colega Marcos muito poposital e necessário suas propostas, peço aos colegas que opinem e repassem aos demais colegas do Plano 1.
Eliane Fanaia
Parabéns Marcos. Tomara que sua sugestão seja implementada. Aprovada. Muita lucidez em sua proposta. Feliz Natal! Bj
Parabéns. Propostas irrecusáveis.
- Ideia iluminada. Merece amplo estudo e viabilizar a implantação. Abraços.
Julio Makoto.
Prezado Marcos Cordeiro de Andrade, 82 anos, formulador de propostas buscando o bem dos "velhinhos" aposentados do BB.
Estou nesse rol de desejos, entretanto, sem me carregar de esperanças por termos um patrocinador que não está disposto a voltar ao "antigamente" onde os funcionários eram, de fato, considerados como pessoas e não como uma matrícula fria, sem alma, sentimentos, desejos. Acho que devamos tentar, mas, sem botar muita fé para não nos decepcionarmos. Dizia-se que o Banco era uma mãe, porém, agora, já não passa de uma máquina mercadológica. Citarei apenas um exemplo: diminuição do número de funcionários, contratados com salários iniciais muito baixos (pela qualificação dos aprovados) e que podem ou não se associarem à CASSI. O reflexo disso é a diminuição da receita colocando-se em risco o plano associados. Existem outros exemplos, entretanto, não vou me estender mais, caso contrário, ninguém vai ler.
Aproveito para desejar a você e aos demais Colegas e respectivas famílias um NATAL de alegrias e um Ano Novo sem pandemias e com muitas reuniões com amigos, familiares, colegas. Saúde. Paz. Fraternidade. Resiliência.
Grande Abraço,
Aloísio Cuginotti.
Rubens Goulart Padilha
Excelente a Revista da AApprevi, é uma associação muito séria e do lado dos Apostados e Pensionistas...
Hoje utilizei os serviços da Telemedicina da CASSI. Fui muito bem atendido. Parabéns à CASSI por mais esse serviço para os Associados.
Jo@o
01.01.2022
Boa noite,
Parabéns pela proposta tão versatilmente idealizada. Esperemos que não cheguem a ouvidos moucos e cabeças não pensantes mas ao contrário, sensibilize os dirigentes de ambas as nossas Caixas!
Att.,
G.F.Lopes
Caro Colega Marcos, sou filha de aposentado do BB que hoje tem 95 aninhos e também atravessa essa fase da Vida nas mesmas condições que as que relata em seu blog. Adorei a publicação de Natal, não apenas pelo nosso Colega - meu pai, mas por mim também. Tenho só 55 aninhos, mas a hiperatividade transformou minha "nave" em meu novo corpo antigo. O BB/SESMT me enquadrou como PCD, do tipo física, uma vez que o INSS, a quem compete, não o faz e não me garantia nem mesmo benefício temporário. Essa parte ainda aguardando a revisão do ano de 2020 para recorrer, caso seja necessário, ao TRF.
Mas entro em contato contigo pois tenho a mesma percepção que você pois lido com um corpo idoso.
Gostaria de sugerir ampla divulgação de sua proposta. Não apenas para os particpantes do Plano1 mas também aos do Plano Futuro, meu plano. Pois todos nós vamos passar pelo envelhecimento um dia, como muito bem "lembrado" por você no texto de Natal.
Abaixo assinado eletrônico talvez seja um excelente caminho para darmos força ao movimento e levarmos sua, minha, nossa, deles...solicitação às duas Caixas. E quem sabe ouvir outras sugestões daqueles que mais precisam do suporte delas. Então me coloco à disposição para encontrarmos um meio de tornar sua idéia uma realidade. Em quase 15 anos de casa, tenho uma rede de relacionamentos ativa, alguns Colegas com necessidades especiais que com certeza topariam fazer parte desse movimento.
Aguardo contato para que sua solicitação se torne nossa solicitação.
Alexandra Pötter Pedro
contato:alepope66@hotmail.com ou Zap:81.982640973.
Boa noite colega Marcos Cordeiro, DD. Presidente da AAPPREVI,
Somente hoje pude ler por inteiro sua proposta para a PREVI, CASSI e BB.
Realmente excelente a iniciativa e com objetivo bem definido.
Oxalá os destinatários tenham ouvidos para bem apreciar as proposituras.
Parabéns pela matéria.
Lembro que o BB tem o P.A.S. (Programa de Assistência Social) que pode adiantar os valores
elencados para devolução em 24 ou até 48 parcelas sem juros.
Programa esse que funciona há mais de meio século.
Abraços.
Andretta
Andretta, Antonio Roberto - Curitiba - PR
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